O motor fala!
Problemas detectados “no ouvido”

Dos cinco sentidos humanos – visão, audição, paladar, olfato e tato – o segundo deles, a audição, tem vital importância quando se trata da saúde do motor de sua moto. Moto com barulho anormal exige verificação.  

Não é à toa que no mundo da mecânica a expressão “afinar o motor” significa deixá-lo bem regulado, exatamente como se faz com um instrumento musical. É claro que problemas mais sérios na parte mecânica de sua moto não precisam ser percebidos “de ouvido”: basta só olhar para notar um vazamento de óleo ou fumaça exagerada saindo pelo escape.

Porém, acredite: antes deste estágio grave, prestar atenção nos sons do motor evitaria chegar a um ponto de dano que, muitas vezes, exigirá uma grande despesa com o mecânico.

Ninguém quer moto com problema, e assim o hábito de prestar atenção nos ruídos do motor é algo muito importante para fins de durabilidade e, consequentemente, economizar na manutenção. Ruídos? Sim, no plural: não é só do escapamento que motores emitem ruído. Há outros sons, bem mais sutis, vindos do motor, e são estes que devem ser alvo de sua atenção pois qualquer alteração pode indicar um potencial problema.

Mesmo que você não seja conhecedor de mecânica é importante treinar seu ouvido. A primeira lição é saber que um motor frio é, normalmente, mais ruidoso do que em temperatura normal de funcionamento. Isso acontece por diversos fatores, um deles o tempo que o óleo frio leva para aquecer atingir todas as partes internas do motor e lubrificá-las convenientemente.

Depois de alguns minutos de funcionamento o óleo estará mais fluido, circulando normalmente. Aí sim é a hora de colocar a audição em alerta, e perceber se não há nenhum som diferente do usual quando o motor está em marcha lenta.

É claro que quando a rotação sobe, ao acelerar, o nível de ruído subirá também. O que não deve ocorrer nesta condição é o surgimento de “batidas” anormais, que em geral indicam desgaste acentuado de componentes ou necessidade de regulagem de válvulas, por exemplo.

Outra fonte de ruído pode ser o câmbio, área onde problemas normalmente se manifestam através de um ronco acompanhado de vibração, que muitas vezes pode ser sentida na própria alavanca do câmbio.

Enfim, aprender qual é o ruído normal do motor de sua moto é muito importante, mas isso de nada servirá se você não tomar providências quando notar alguma alteração, levando sua moto a sua concessionária Honda de confiança para que a identificação de eventuais problemas seja feita de maneira precoce, evitando assim danos e despesas maiores.

Aqui na MOTOCAR você pode contar com peças originais e fazer a revisão da sua moto com toda segurança e qualidade. Te convidamos a visitar uma de nossas lojas e tomar um café conosco 😉